PAXkids | Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil

Ir para página inicial

Especialidades

Neuropsicologia

O que é Avaliação Neuropsicológica?

Instrumento de avaliação e intervenção que objetiva a investigação de funções cognitivas e aspectos do comportamento e humor. Utiliza-se de técnicas de entrevista, observação e procedimentos qualitativos, testes e procedimentos padronizados para estabelecer as forças e fraquezas especificas do individuo e seu impacto na vida diária.

Para que serve a Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é indicada em casos onde existe um comprometimento ou perda no perfil de funcionamento cognitivo, afetivo, emocional e social relacionados a eventos que impactaram de forma primária ou secundária o cérebro.

Alguns objetivos:

  • Avaliar de forma global as capacidades da criança, do adolescente ou adulto, bem como levantar as dificuldades encontradas por elas em seu desempenho no dia a dia;
  • Contribuir para a compreensão de circuitos neurais disfuncionais nos transtornos do desenvolvimento e psiquiátricos;
  • Identificar sinais mais específicos para o diagnóstico e intervenção precoces;
  • Auxiliar na avaliação da eficácia de métodos terapêuticos;
  • Planejar o tratamento de reabilitação de pessoas com transtornos de aprendizagem, vítimas de lesão cerebral, transtornos psiquiátricos ou qualquer outra condição em que exista uma limitação cognitiva ou de comportamento que interfira em sua adaptação;
  • Gerar informações e documentos legais sobre as condições ocupacionais ou incapacidades mentais de pessoas que sofreram algum insulto cerebral ou doença, afetando o sistema nervoso central.

Quais são as funções cognitivas avaliadas?

A Avaliação Neuropsicológica investiga os processos de atenção, funções executivas, memória e aprendizagem, linguagem e funções verbais, habilidades acadêmicas, organização e planejamento visoespacial e construtivo, visopercepção, funções motoras, cognição social, humor e comportamento.

Cabe ao neuropsicólogo não só estabelecer o perfil de déficit (fraqueza) e sua extensão funcional, mas também as habilidades preservadas (forças).

Quais os passos do processo de avaliação?

1º Entrevista inicial

2º Observação lúdica ou do comportamento

3º Planejamento e seleção dos instrumentos

4º Aplicação, análise e integração dos dados

5º Elaboração do Laudo

6º Entrevista de devolutiva dos resultados

Quanto tempo dura a avaliação?

A duração da avaliação pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa, no entanto, normalmente são necessárias de quatro a oito sessões de 1 hora. Após a finalização dos testes, haverá uma entrevista final para a entrega do laudo e discussão dos seus resultados.

O que é a Reabilitação Neuropsicológica?

É uma área clínica de atuação interdisciplinar que busca tanto a compensação de funções cognitivas alteradas decorrentes de dano encefálico, transtornos do desenvolvimento ou processos degenerativos (Cappa et al., 2005).

Para que serve a Reabilitação Neuropsicológica?

Objetiva a recuperação da capacidade de uma pessoa para processar, interpretar e responder adequadamente às informações do ambiente, bem como a criação de estratégias e procedimentos para compensar funções perdidas necessárias nos relacionamentos familiares, sociais, educacionais e ocupacionais (Macedo, 2006).

 O Serviço de Neuropsicologia da PAXkids

O serviço tem como objetivo avaliar os pacientes atendidos no ambulatório ou consultório através de testes neuropsicológicos padronizados, auxiliar no processo diagnóstico, na tomada de decisões clínicas e possibilitar o estudo de perfis neuropsicológicos recorrentes; além disso, conta com o projeto de atualização profissional para capacitação de psicólogas na área.

 

 

 

voltar à página anterior